terça-feira, 21 de maio de 2013

Empadas de Camarão...

Numa tarde ensolarada, um belo dia para passear e levar na marmita umas belas empadas, ficando sentado numa sombra a ver o calor passar. Com camarão e surimi que melhor para passar um par de horas, deliciados com o sabor do mar.

Massa das empadas:
 
300 gramas de farinha sem fermento;
100 gramas de margarina;

2 colheres de sopa de azeite;
1 decilitro de água fria;
Sal a gosto; 
Primeiro deitei a farinha numa tigela, fiz um buraco no meio onde coloquei a margarina derretida, o azeite e o sal, misturei tudo até a massa ficar com um aspecto arenoso. Por fim deitei a água e amassei tudo. Levei ao frigorífico por uma hora, o que vai garantir que a massa não se desfaz no momento de a esticar.


Recheio das camarão:

400 gramas de camarão;
300 gramas de delicias do mar;
4 colheres de sopa de azeite;
2 cebolas;
3 dentes de alho;
1 malagueta;
1 ramo de coentros;
pimenta branca;
noz moscada;
35 gramas de margarina;
30 gramas de farinha;
150 mililitros de leite;

Comecei por cozinhar os camarões e descascá-los. Em seguida piquei os alhos e coloquei-os na frigideira ao lume com o azeite, e logo depois as cebolas cortadas às rodelas, deixei refugar. Piquei a malagueta, os camarões e as delicias do mar e juntei tudo ao refugado. Deixei cozinhar.  Juntei a margarina, a farinha e o leite deixei engrossar. Por fim juntei a pimenta branca, a noz moscada ralada e os coentros picados, misturei tudo. Deixei arrefecer.


Empadas de camarão:

1 preparado de recheio de camarão;
1 preparado de massa;
1 gema de ovo;

Com a ajuda do rolo fui esticando a massa até ficar fininha, depois cortei pedaços para a base, e com a ajuda das formas fiz a tampa. Sem untar, forrei as formas com massa, enchi com recheio e coloquei a tampa unindo os bordos. Pincelei com gema de ovo batida. Levei ao forno pré-aquecida por 30 minutos a 180ºC.



Estão agora prontas para o piquenique ou para congelar.


Espero que gostes das empadas marinhas do Salgados para ti...

Filipe Melo

sábado, 18 de maio de 2013

Croquetes de Carne...

O congelador já vai ficando cheio, mas antes cheio de produtos caseiros, do que de produtos pré-fabricados com ingredientes desconhecidos e sabores duvidosos. Assim continuo na minha luta para que façam em casa as vossas delícias e possam ter o prazer de dizer "prova aí que fui eu que fiz...".

Recheio de Carne:

600 gramas de carne picada ( porco, vaca, galinha, peru, etc);
4 colheres de sopa de azeite;
2 cebolas;
3 dentes de alho;
2 tomates pelados;
2 colheres de sopa de polpa de tomate;
50 gramas de chouriço;
2 folhas de louro;
1 malagueta;
1 rama de alecrim;
1 porção de oregãos;
1 porção de segurelha;
1 porção de tomilho;
sal a gosto;
35 gramas de margarina;
30 gramas de farinha;
150 mililitros de leite; 
 

Primeiro piquei os alhos e coloquei-os na frigideira ao lume, já com o azeite, depois coloquei as cebolas cortadas às rodelas, deixei refugar. Em seguida piquei a malagueta, as folhas de louro sem o veio central, o ramo de alecrim e o chouriço, juntei os oregãos, a segurelha e o tomilho, juntei um pouco de sal. Deitei o tomate pelado cortado aos bocados e finalmente coloquei a carne picada com a polpa de tomate e deixei cozinhar por uns minutos. Juntem agora margarina, a farinha e o leite, deixem engrossar e está pronto.

Croquetes de Carne:

1 preparado de recheio de carne;
farinha;
2 gemas de ovo;
pão ralado;

Depois do recheio de carne feito e de este ter arrefecido, vamos começar a fazer pequenos cilindros com a ajuda das mãos. Em seguida passar por farinha, pela gema de ovo e por fim no pão ralado. Podem ter a necessidade de colocar mais gemas vão colocando conforme precisem. Ao pão ralado podem adicionar salsa picada, alho seco ou tomate seco entre outros. Esta receita deu-me para 18 croquetes, mas estavam grandinhos.



Agora ou fritam ou congelam antes de fritar. Este é o aspecto final deste belo petisco de piquenique.



Espero que gostes deste Salgado para ti.
Filipe Melo