sábado, 27 de abril de 2013

Bacalhau com Broa à minha moda...

Hoje mais uma receita com uma das nossas mostras gastronómicas, o bacalhau. Desta vez a ideia é fazer um bacalhau desfiado com cebolada, envolve-lo em um puré e terminar com uma crosta de broa muito saborosa e rica em sabores portugueses.

Para 4 a 5 pessoas, o bacalhau:

5 postas de bacalhau;
3 cebolas;
3 dentes de alho;
30 gramas de margarina;
2 colheres sopa de farinha;
1 ramo de salsa;
0,5 litros de leite;
azeite;

Comecei por cozer o bacalhau em cerca de meio litro de leite por 35 minutos. Com este já cozido, retirei a pele e as espinhas, e desfiei-o, deixando-o em lascas, reservando o leite da cozedura passado por um coador. Numa frigideira, juntei o azeite, os alhos picados e as cebolas às rodelas, fritei um pouco. Juntei o bacalhau deixei alourar, juntei a margarina, a farinha e um terço do leite da cozedura, mexi bem até engrossar um pouco. Salteei com a salsa picada e mexi. Reservei este preparado.

Puré de batata:

1 kg da batatas;
leite da cozedura do bacalhau;
60 gramas de margarina;
pimenta branca;
noz moscada;
sal;

Cozi as batatas em água com sal. Retirei a água e desfiz as batatas em puré, juntei a margarina e mexi bem, juntando aos pouco o leite da cozedura do bacalhau até se obter a consistência desejada. Por fim temperei com pimenta branca e noz moscada ralada.

Crosta de Broa:

35 azeitonas pretas;
3 fatias de presunto;
metade de uma broa de milho;
dois dentes de alho;
um  cebola;
salsa;
azeite;


Retirei os caroços às azeitonas e piquei-as. Piquei muito bem os dentes de alho, assim como a cebola. Desfiz o miolo da broa. Piquei a salsa. Cortei pequenas o presunto em pequenas lascas. Juntei tudo numa taça e reguei com azeite.

Bacalhau com Broa à minha moda:

1 dose de puré;
1 preparado de bacalhau;
1 preparado de crosta de broa;

Coloquei uma camada de puré e por cima o preparado de bacalhau, tapando com o restante puré. Por cima espalhei a crosta de broa. Levei ao forno pré-aquecido por 40 minutos, a 180ºC, até a crosta estar bem douradinha.




Este foi mais um prato no Salgados para ti.
Filipe Melo

Arroz de Polvo...

Este é um prato que adoro, e que tem um sabor muito especial, não há como podermos saborear um prato de mar.

Arroz de polvo para 4 pessoas:

1 polvo com 1 kg;
2 cebolas;
3 dentes de alho;
400 gramas de arroz;
3 tomates;
1 copo de vinho branco;
Azeite;
0,5 litros de água;
1 malagueta;
manjericão;
sal;
ramo de coentros;

Para começar lavei bem o polvo para lhe tirar toda aquela viscosidade, principalmente nos tentáculos. Depois e de todos os métodos que li este foi o mais curioso, então levei o polvo a cozer num tacho, sem mais nada, o polvo irá cozer na água que vai libertar, e funciona, cozeu por uma hora e ficou bem tenrinho.

Ao mesmo tempo, noutro tacho, coloquei azeite, os alhos picados e a cebola às rodelas. Deixei refugar. Em seguida pelei os tomates e adicionei-os ao refugado, deixando-os fritar um pouco. Juntei a malagueta picada, o sal, o manjericão e o arroz previamente lavado, deixando que este fritasse um pouco no refugado. Adicionei o vinho branco e a água. Entretanto o polvo já estava cozido, retirei-o do tacho cortei-o aos bocados, tendo o cuidado de retirar o boca. Juntei a água do polvo ao tacho do arroz e mexi tudo bem. Deixei cozinhar uns minutos e juntei o polvo. Pode ter que se adicionar mais água uma vez que se quer este prato bem malandro. Quando o arroz já estava cozido adicionei os coentros picados. Retirei do lume, deixei apurar.


Está pronto a servir este belo arroz de polvo no Salgados para ti.

Filipe Melo

terça-feira, 9 de abril de 2013

Bacalhau à Filipino...

Bom, este é um prato especial, para um dia especial, requer algum trabalho mas é ótimo para um domingo ao almoço. Esta receita é um dois em um, na medida em que se juntam dois alimentos do top gastronómico português, o pão e o bacalhau.

Para o pão:

550 gramas de farinha sem fermento;
300 mililitros de água;
25 a 30 gramas fermento padeiro;
1 colher sopa açúcar
5 gramas de sal;

Primeiro numa tigela coloquei o fermento padeiro e a colher de açúcar, mexi e reservei até a mistura ficar líquida. Juntei a água morna e depois o sal. Deixei a repousar 5 minutos. Adicionei a farinha de uma só vez e amassei à mão. Reservei para levedar por duas horas.


Para o bacalhau:

4 postas de bacalhau previamente demolhadas;
2 cebolas;
4 dentes de alho;
2 tomates maduros;
2 folhas de louro;
pimenta branca a gosto;
cominhos a gosto;
1 mão cheia de coentros picados;
2 cenouras;
6 folhas de couve portuguesa;
6 folhas de couve lombarda;
6 colheres de sopa azeite;
sementes de sésamo;

Primeiro cozi o bacalhau em água. Em seguida retirei o bacalhau e nessa água cozi as couves e as cenouras. Depois de arrefecer desfiei o bacalhau e coloquei os legumes já cozidos a arrefecer. É importante que os legumes não estejam muito quentes porque são a primeira coisa a entrar em contacto com a massa e se estiverem muito quentes torna-se mais difícil de trabalhar, porque a massa vai abrir buracos com facilidade. 

Agora é altura de fazer o refugado, primeiro deitei o azeite na frigideira, depois os alhos picados e em seguida a cebola às rodelas, deixei fritar. Juntei o bacalhau, os coentros, a pimenta, os tomates maduros picados, as folhas de louro sem o veio central todas picadas e os cominhos e misturei tudo, deixei refugar tudo durante uns minutos e retirei do lume para arrefecer.

Voltando à massa. Com esta já levedada, estendia na bancada, polvilhada com farinha e coloquei-a por cima de uma folha de papel manteiga, num tabuleiro. Em seguida estendi metade das folhas de couve e por cima espalhei o refugado de bacalhau, cobri com as restantes folhas de couve e agasalhei com as cenouras cortadas às rodelas, fechei a massa, pulvirizei com água e polvilhei com sementes de sésamo.
 
Levei tudo ao forno pré-aquecido por 40 minutos a 200ºC. Depois é uma questão de gosto do pão, melhor ou menos bem cozido.

 
Receita deliciosa esta que toda a gente vai adorar, até quem não aprecia bacalhau!!!

 













Este foi o meu bacalhau nada Salgado para ti...
Filipe Melo 







domingo, 7 de abril de 2013

La Bella Pizza...

Comprar!!! Mandar vir!!! Fazer em casa...a melhor solução. É sempre uma ideia deliciosa para um jantar e marca a diferença pelo sabor único que tem uma pizza caseira.

 Massa Pizza (para duas pizzas grandes):

800 gramas de farinha;
50 gramas fermento padeiro;
500 mililitros de água;
15 gramas de sal;
1,5 decilitros de óleo;
1 ovo;
1 colher de sopa de açúcar;


Primeiro na tigela coloquei o fermento padeiro e depois a colher de açúcar misturei um pouco e passado dois minutos vão ver que a reacção química entre o fermento e o açúcar vão tornar esta mistura líquida. Depois juntei a água ligeiramente morna. Em seguida a farinha e começei a amassar tudo, deitei então o ovo já batido, o sal e o óleo, continuei a amassar tudo com as mãos. Depois de bem amassado fiz duas bolas e deixei a levedar, por um par de horas.

Molho de tomate:

8 tomates pequenos maduros;
300 gramas de polpa de tomate;
1 colher de sopa de açúcar;
3 cebolas;
3 dentes de alho;
manjericão;
sal;
pimenta;
oregãos;
4 colheres de sopa de azeite;

Num tacho fazer um refugado com o azeite, os alhos picados e a cebola às rodelas. Depois pelar os tomates e juntá-los ao refugado com a polpa de tomate. Juntar o açucar, o manjericão, o sal, a pimenta e os oregãos a gosto, mexer tudo. No fim pode passar-se com a varinha mágica para tornar o molho mais uniforme.

Ingredientes para 2 pizzas grandes:

600 gramas de queijo;
500 gramas de fiambre;
200 gramas de chouriço;
4 rodelas de ananás;
1 lata de cogumelos picados;
250 gramas de azeitonas (retirar os caroços);
oregãos;


Depois de a massa levedar, estendia nos tabuleiros, com uma folha de papel manteiga por baixo. Piquei toda a massa com um garfo, e por cima dividi por duas pizzas grandes o molho de tomate. Em seguida é só dividir todos os ingredientes picados pelas pizzas e no fim polvilhá-las com os oregãos.
Levei ao forno por 30 minutos a 200ºC no forno pré-aquecido.

 















 
  
Sei que adoraste a Pizza, este foi um Salgado para ti.

Filipe Melo

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Rissóis de Carne...


Pois é como não há corpo que aguente, vou começar a intercalar uns doces com uns salgados, assim o Salgadosparati presenteia os seus visitantes com uns excelentíssimos rissóis de carne.

Esta receita divide-se em sete etapas diferentes, cozinhar a carne, juntá-la a um molho béchamel, fazer a massa dos rissóis, rechear a massa com a preparado de carne, passar por ovo, passar por pão ralado e finalmente fritar ou congelar. Tarefa que me levou toda a manhã, mas que no fim me deixou satisfeito com o resultado alcançado.

Para o recheio, preparado de carne:

500 gramas de carne picada ( porco, vaca, galinha, peru, etc);
4 colheres de sopa de azeite;
2 cebolas;
3 dentes de alho;
5 colheres de polpa de tomate;
50 gramas de chouriço;
50 gramas de bacon;
2 folhas de louro;
1 malagueta;
2 colheres chá de cominhos;
1 rama de alecrim;

Primeiro piquei os alhos e coloquei-os na frigideira ao lume, já com o azeite, depois coloquei as cebolas cortadas às rodelas; deixei refugar. Em seguida piquei a malagueta, o ramo de alecrim, o chouriço e o bacon, juntei os cominhos e deitei-os na frigideira, deixei fritar um pouco. Finalmente coloquei a carne picada com a polpa de tomate e deixei fritar por uns minutos.

Para o recheio, molho béchamel:

70 gramas de margarina;
80 gramas de farinha;
700 mililitros de leite;
2 ramos de salsa;
1/2 noz-moscada;
sal;
pimenta;

Num tacho ao lume coloquei a margarina, deixei começar a derreter e deitei-lhe a farinha mexendo tudo. Em seguida, aos poucos fui deitando o leite morno, deixando engrossar entre cada adição de leite. Deixei engrossar, juntei o sal a gosto, a salsa picada, a noz-moscada ralada e a pimenta em pó.
Juntei o preparado da carne neste molho béchamel e mexi tudo provei e acertei os temperos. Retirei do lume e deixei arrefecer.




Massa dos Rissóis:

450 gramas de farinha;
650 mililitros de água;
100 gramas de margarina;
1 casca de limão;
sal;

Quem já fez a massa de profiterols deve reparar que a receita é a mesma, só que esta não leva ovos. Assim num tacho coloquei a margarina a casca de limão e o sal, deixei levantar fervura. Depois que começou a ferver, tirei do lume e juntei de uma só vez a farinha, mexendo rápido com uma colher de pau, até a massa desagarrar do fundo e formar uma bola.
Deixei a massa arrefecer em cima da bancada, virando de vez em quando.

Os rissóis:

1 preparado de carne;
1 preparado de massa;
3 ovos;
pão ralado;


Agora que a massa arrefeceu e também o recheio, está na hora de pegar no rolo da massa e estende-la na bancada, fina, mas não demasiado. Com a ajuda de duas colheres de sopa fui formando bolas de recheio e colocando em cima da massa, tapando o recheio com a massa como se estivesse a fazer uma cama. Depois com a ajuda de uma caneca cortava os rissóis e com um garfo fechava-os bem. Agora é só repetir o processo até não sobrar mais massa ou recheio de carne.














Agora que temos os rissóis feitos, bati os três ovos e coloquei-os numa tigela, num prato de sopa coloquei o pão ralado. Por ordem passei os rissóis no ovo e depois no pão ralado.

Em seguida é só fritar e comer, esta receita deu-me para 36 rissóis, assim fritei uns para o jantar e os restantes congelei por fritar.

Este é o meu primeiro Salgado para ti...
Filipe Melo