terça-feira, 9 de abril de 2013

Bacalhau à Filipino...

Bom, este é um prato especial, para um dia especial, requer algum trabalho mas é ótimo para um domingo ao almoço. Esta receita é um dois em um, na medida em que se juntam dois alimentos do top gastronómico português, o pão e o bacalhau.

Para o pão:

550 gramas de farinha sem fermento;
300 mililitros de água;
25 a 30 gramas fermento padeiro;
1 colher sopa açúcar
5 gramas de sal;

Primeiro numa tigela coloquei o fermento padeiro e a colher de açúcar, mexi e reservei até a mistura ficar líquida. Juntei a água morna e depois o sal. Deixei a repousar 5 minutos. Adicionei a farinha de uma só vez e amassei à mão. Reservei para levedar por duas horas.


Para o bacalhau:

4 postas de bacalhau previamente demolhadas;
2 cebolas;
4 dentes de alho;
2 tomates maduros;
2 folhas de louro;
pimenta branca a gosto;
cominhos a gosto;
1 mão cheia de coentros picados;
2 cenouras;
6 folhas de couve portuguesa;
6 folhas de couve lombarda;
6 colheres de sopa azeite;
sementes de sésamo;

Primeiro cozi o bacalhau em água. Em seguida retirei o bacalhau e nessa água cozi as couves e as cenouras. Depois de arrefecer desfiei o bacalhau e coloquei os legumes já cozidos a arrefecer. É importante que os legumes não estejam muito quentes porque são a primeira coisa a entrar em contacto com a massa e se estiverem muito quentes torna-se mais difícil de trabalhar, porque a massa vai abrir buracos com facilidade. 

Agora é altura de fazer o refugado, primeiro deitei o azeite na frigideira, depois os alhos picados e em seguida a cebola às rodelas, deixei fritar. Juntei o bacalhau, os coentros, a pimenta, os tomates maduros picados, as folhas de louro sem o veio central todas picadas e os cominhos e misturei tudo, deixei refugar tudo durante uns minutos e retirei do lume para arrefecer.

Voltando à massa. Com esta já levedada, estendia na bancada, polvilhada com farinha e coloquei-a por cima de uma folha de papel manteiga, num tabuleiro. Em seguida estendi metade das folhas de couve e por cima espalhei o refugado de bacalhau, cobri com as restantes folhas de couve e agasalhei com as cenouras cortadas às rodelas, fechei a massa, pulvirizei com água e polvilhei com sementes de sésamo.
 
Levei tudo ao forno pré-aquecido por 40 minutos a 200ºC. Depois é uma questão de gosto do pão, melhor ou menos bem cozido.

 
Receita deliciosa esta que toda a gente vai adorar, até quem não aprecia bacalhau!!!

 













Este foi o meu bacalhau nada Salgado para ti...
Filipe Melo 







3 comentários:

  1. uauuuuuuuuuuu que espetáculo , até me cresceu água na boca de olhar para este belíssimo aspecto! Vou querer um assim no fim de semana ...

    ResponderEliminar
  2. Filipe, nem vais acreditar! Hoje fiz pizza e pão! Muito engraçado, pois só hoje conheci este teu blogue, através da minha mãe que o mencionou. Parabéns por mais um site cheio de receitas apetitosas! Beijinhos! Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado, as coisas feitas por nós têm muito mais sabor. Beijinhos

      Eliminar