quinta-feira, 4 de abril de 2013

Rissóis de Carne...


Pois é como não há corpo que aguente, vou começar a intercalar uns doces com uns salgados, assim o Salgadosparati presenteia os seus visitantes com uns excelentíssimos rissóis de carne.

Esta receita divide-se em sete etapas diferentes, cozinhar a carne, juntá-la a um molho béchamel, fazer a massa dos rissóis, rechear a massa com a preparado de carne, passar por ovo, passar por pão ralado e finalmente fritar ou congelar. Tarefa que me levou toda a manhã, mas que no fim me deixou satisfeito com o resultado alcançado.

Para o recheio, preparado de carne:

500 gramas de carne picada ( porco, vaca, galinha, peru, etc);
4 colheres de sopa de azeite;
2 cebolas;
3 dentes de alho;
5 colheres de polpa de tomate;
50 gramas de chouriço;
50 gramas de bacon;
2 folhas de louro;
1 malagueta;
2 colheres chá de cominhos;
1 rama de alecrim;

Primeiro piquei os alhos e coloquei-os na frigideira ao lume, já com o azeite, depois coloquei as cebolas cortadas às rodelas; deixei refugar. Em seguida piquei a malagueta, o ramo de alecrim, o chouriço e o bacon, juntei os cominhos e deitei-os na frigideira, deixei fritar um pouco. Finalmente coloquei a carne picada com a polpa de tomate e deixei fritar por uns minutos.

Para o recheio, molho béchamel:

70 gramas de margarina;
80 gramas de farinha;
700 mililitros de leite;
2 ramos de salsa;
1/2 noz-moscada;
sal;
pimenta;

Num tacho ao lume coloquei a margarina, deixei começar a derreter e deitei-lhe a farinha mexendo tudo. Em seguida, aos poucos fui deitando o leite morno, deixando engrossar entre cada adição de leite. Deixei engrossar, juntei o sal a gosto, a salsa picada, a noz-moscada ralada e a pimenta em pó.
Juntei o preparado da carne neste molho béchamel e mexi tudo provei e acertei os temperos. Retirei do lume e deixei arrefecer.




Massa dos Rissóis:

450 gramas de farinha;
650 mililitros de água;
100 gramas de margarina;
1 casca de limão;
sal;

Quem já fez a massa de profiterols deve reparar que a receita é a mesma, só que esta não leva ovos. Assim num tacho coloquei a margarina a casca de limão e o sal, deixei levantar fervura. Depois que começou a ferver, tirei do lume e juntei de uma só vez a farinha, mexendo rápido com uma colher de pau, até a massa desagarrar do fundo e formar uma bola.
Deixei a massa arrefecer em cima da bancada, virando de vez em quando.

Os rissóis:

1 preparado de carne;
1 preparado de massa;
3 ovos;
pão ralado;


Agora que a massa arrefeceu e também o recheio, está na hora de pegar no rolo da massa e estende-la na bancada, fina, mas não demasiado. Com a ajuda de duas colheres de sopa fui formando bolas de recheio e colocando em cima da massa, tapando o recheio com a massa como se estivesse a fazer uma cama. Depois com a ajuda de uma caneca cortava os rissóis e com um garfo fechava-os bem. Agora é só repetir o processo até não sobrar mais massa ou recheio de carne.














Agora que temos os rissóis feitos, bati os três ovos e coloquei-os numa tigela, num prato de sopa coloquei o pão ralado. Por ordem passei os rissóis no ovo e depois no pão ralado.

Em seguida é só fritar e comer, esta receita deu-me para 36 rissóis, assim fritei uns para o jantar e os restantes congelei por fritar.

Este é o meu primeiro Salgado para ti...
Filipe Melo 

1 comentário:

  1. Pois tens toda a razão, porque doces são bons mas como dizes não há corpo que aguente ! rsrsrsrssss Têm bom aspecto, fico à espera para provar .... bjinhos mami

    ResponderEliminar